Alan Jouban recentemente alertou Paulo Costa para não lutar imediatamente após uma cirurgia no cotovelo e revelou que sofreu as consequências de competir cedo demais após passar por uma cirurgia semelhante de bursite.
Costa revelou recentemente que foi diagnosticado com uma desagradável «infecção de bursite» enquanto se aclimatava em Abu Dhabi para sua luta contra Khamzat Chimaev no UFC 294. Embora anteriormente se pensasse que era uma infecção por estafilococos, o cotovelo de Costa ficou gravemente inflamado depois de retomar o treinamento pesado em Abu Dhabi.
Ver esta publicación en Instagram
A bursite faz com que as bursas (pequenos sacos cheios de líquido que amortecem os ossos, os tendões e os músculos das articulações) fiquem inflamadas e inchadas, podendo causar dor intensa e restringir o movimento das articulações.
Após a operação, Costa precisou de dez pontos e duas semanas de repouso antes de poder voltar a treinar. No entanto, o brasileiro confirmou recentemente que planeja lutar contra Chimaev cinco semanas após a cirurgia, independentemente de o cotovelo estar ou não totalmente curado.
Muitos estão preocupados com a possibilidade de ele sofrer uma lesão ainda mais grave durante a luta. Em um tweet recente, Jouban avisou ao «Borrachinha» que ele havia passado por uma cirurgia de bursite semelhante e descreveu as consequências devastadoras de lutar muito cedo após a operação. Suas palavras:
«O Costa disse para que foi essa cirurgia? Porque parece uma bursite onde eu a removi. Tenho a mesma cicatriz. E eu tentei voltar muito cedo e abri tudo e tive que costurar três vezes.» semanas depois.»
Did Costa say what that surgery was from? Because it looks like bursitis where they removed it. I’ve got the same scar. And I tried coming back too soon and opened the whole thing up and had to have it re-stitched three weeks later. pic.twitter.com/gAXphINM2s
— Alan Jouban (@AlanJouban) October 9, 2023